FAQ

Grelhadores a gás

As barras Flavorizer do meu grelhador precisam de uma limpeza. Como devo fazê-la?

É muito simples efectuar a limpeza das barras Flavorizer. Se efectuar a pirólise após cada utilização, deverão permanecer limpas. Acenda os queimadores colocando-os no nível máximo, com a tampa fechada, durante 15 minutos após cada utilização (se estiver a utilizar placas, retire-as previamente). As gorduras e resíduos serão então carbonizados e reduzidos a cinza. Quando tudo arrefecer, retire as barras e escove-as com uma escova em latão.

Caso seja necessário uma limpeza mais profunda, retire as barras do grelhador, coloque-as na banca e esfregue-as com água e detergente, utilizado uma esponja abrasiva. Se utilizar detergente para lavar louça, é essencial que não utilize nenhum que seja à base de limão. Enxagúe abundantemente e seque as barras com um pano. Não as deixe secar sem enxugar, pois podem enferrujar precocemente. Não é recomendável colocar as barras na máquina de lavar louça. Os resíduos poderão criar um depósito que pode obstruir a máquina.

Caso deseje, posso passar de gás butano para propano?

Os injectores para o gás butano e propano são idênticos. Como tal, não é necessário efectuar qualquer tipo de adaptação.

Com todos os queimadores acesos, o meu grelhador não aquece mais do que 120 a 150 °C. Porquê ?

Muitos europeus estão habituados a cozinhar com um grelhador com a tampa aberta, talvez essa possa ser a origem do problema. Os grelhadores a gás Weber são criados para ser utilizados com a tampa fechada, o que diminui o consumo de gás e o tempo de cozedura. Se o problema persistir, talvez o seu grelhador não esteja conforme as normas do seu país ou talvez o tenha adquirido no estrangeiro. Para obter ajuda, contacte o seu ponto de venda local ou um centro autorizado Weber (Consulte a secção "pontos de venda")

Como posso adaptar o meu grelhador adquirido num país estrangeiro, uma vez que vou viver para um país diferente?

Comprou um grelhador a gás no estrangeiro e deseja utilizá-lo em França. Infelizmente, as normas de segurança são diferentes de um país para o outro, o que torna os produtos incompatíveis. Estas normas de segurança são de tal forma rígidas, que cada produto é fabricado em função das mesmas normas e não existe nenhum kit ou adaptador que permita adaptar simplesmente um produto adquirido noutro país às normas portuguesas. Os produtos chegam até nós, inalterados, da nossa fábrica em Chicago, e nós não podemos adaptá-los. Estas são regras de segurança que nunca violaremos, de forma a preservar a sua segurança.

Como posso limpar o meu grelhador?

Deve ser efectuada regularmente uma limpeza ao grelhador, de modo a garantir vários anos de bom desempenho. Seguem-se os conselhos de manutenção e limpeza do seu grelhador a gás:

1. A sua caixa de ferramentas
Para limpar correctamente o seu grelhador, precisa de uma escova em latão, detergente suave de pH neutro, uma esponja ou pano e recipientes em alumínio.

2. A cada utilização

Limpeza da grelha de cozedura antes ou depois da cozedura. Queime todos os resíduos, colocando os queimadores na posição máxima até não existir mais fumo e, em seguida, limpe as grelhas com uma escova em latão.

Substituição do recipiente em alumínio
Estes recipientes colocam-se no painel inferior do seu grelhador Weber®. Mude-os regularmente. Pode comprar estes utensílios na loja onde adquiriu o grelhador.

Limpeza de manchas de fumo na tampa do grelhador
Para eliminar as manchas de fumo na tampa do grelhador, escove delicadamente com uma escova em latão. Em seguida, limpe com uma esponja humedecida. As manchas de fumo aparecem sobretudo quando o grelhador é novo, na junção entre a cobertura em inox e a tampa em aço esmaltado. Estas manchas podem então acumular-se em volta do suporte do termómetro. As mesmas manchas não voltarão a aparecer, pois irá formar-se uma película natural na tampa devido aos vapores da cozedura.

Limpeza das barras Flavorizer
Não é necessário retirá-las do grelhador: a limpeza por pirólise, que funciona ao colocar todos os queimadores no nível máximo, é suficiente para queimar todos os resíduos e reduzi-los a cinzas. Ocasionalmente, escove as barras com uma escova em latão. Tenha cuidado para não lascar o revestimento esmaltado.

Limpeza do exterior da tampa e da cuba

Sempre que considerar necessário, deve retirar as manchas de gordura destas superfícies. Utilize água e detergente suave e enxagúe abundantemente. Tenha cuidado, pois o detergente para lavar louça que seja ácido ou à base de limão, pode danificar os revestimentos.

Limpeza do tabuleiro inferior

Espere que o tabuleiro arrefeça antes de retirá-lo (nunca o retire quente!) e coloque-o por cima de um caixote de lixo. Raspe suavemente o interior com uma espátula ou qualquer outro objecto achatado e liso. Empurre os resíduos para o orifício central de forma a caírem no caixote de lixo. Para uma limpeza mais profunda, utilize água com detergente, tendo cuidado para não riscar o revestimento de esmalte (nunca cubra o tabuleiro inferior com papel de alumínio, uma vez que a gordura pode acumular-se nas dobras e incendiar-se).

Desconfio que a minha botija de gás tem uma fuga. O que devo fazer?

Se visualizar, sentir ou ouvir gás a sair da botija quando a mesma não estiver ligada ao grelhador:
1. Afaste a botija de casa e de quaisquer materiais combustíveis.
2. Contacte o seu revendedor.

Se a sua botija estiver ligada ao grelhador:
1. Desligue a mangueira da botija de gás.
2. Afaste a botija de casa e de quaisquer materiais combustíveis.
3. Contacte o seu revendedor.

É possível retocar o esmalte exterior da tampa ou da cuba?

O seu grelhador é coberto por várias camadas de esmalte fundido a 870°C, de modo a que nunca precise de pintá-lo ou encerá-lo. Este revestimento é mais brilhante e resistente do que a pintura, sendo que a cera provoca estrias quando o grelhador está quente. Quando a tampa estiver suja ou com pó, limpe-a com uma esponja embebida em água com detergente.

É possível utilizar um produto de limpeza ou decapante para forno normal?

Recomendamos que nunca utilize produtos de limpeza para forno normal no seu grelhador. Estes produtos não são compatíveis com as superfícies do seu grelhador e podem danificar o seu revestimento.

O interior da tampa parece estar a lascar! O que devo fazer?

Não se preocupe, não é a pintura que está a lascar. O interior das nossas tampas não é pintado, está coberto por várias camadas de esmalte, cozido à temperatura de 870° e, como tal, não se pode lascar. Na verdade, trata-se de um depósito de vapor e gordura carbonizada que se acumulam lentamente à medida que os grelhadores são utilizados. Este depósito pode, por vezes, lascar de forma idêntica à pintura. Começa geralmente no centro da tampa, alastrando-se posteriormente para os lados. Então, começam a lascar placas inteiras ou pequenos pedaços: estes são brilhantes de um lado e mates do outro. Estas massas carbonizadas não são tóxicas, no entanto, deve eliminá-las regularmente. Felizmente, são fáceis de retirar. Antes de acender o seu grelhador, basta escovar todas as partículas com uma escova em latão ou com papel de alumínio amachucado. Para prevenir a formação dessa camada, limpe a tampa após cada utilização e enquanto a mesma ainda estiver quente, mas não a queimar, utilizando papel de cozinha ou lave a tampa com água tépida e detergente.

O meu grelhador não se acende quando está muito frio.

Os grelhadores a gás Weber estão adaptados para funcionar com gás propano, pois é um gás muito mais estável do que o gás butano, a temperaturas muito elevadas ou muito reduzidas. Pode utilizar gás butano, mas o desempenho do seu grelhador irá diminuir em caso de temperaturas extremas. Se o seu grelhador não acender em temperaturas abaixo de 0 °C, desligue-o e compre uma botija de gás propano. No entanto, devido às temperaturas extremas, o seu grelhador poderá funcionar mais lentamente do que o habitual.

O meu grelhador não se acende. Qual poderá ser o motivo?

Se conseguir acender o seu grelhador com um fósforo, então deverá ter um problema no sistema de acendimento. Teste o interruptor. Emite um pequeno estalido? Caso não emita, significa que não está alinhado com o sistema de acendimento. Para alinhá-lo correctamente, retire a consola de controlo (consulte as instruções de utilização do produto). Quando tiver retirado a consola, observe o posicionamento do sistema de acendimento. Este último deve estar bem fixo sobre a estrutura, com uma porca roscada no mais orifício mais pequeno. Se o acendedor estiver bem alinhado, certifique-se de que a consola de controlo está devidamente estável. Devem existir duas peças de fixação a mantê-la no lugar.

Em seguida, verifique se os fios eléctricos estão correctamente ligados. Os fios branco e negro devem estar ligados nas duas extremidades. Em seguida, verifique a posição da peça em metal que sai da cuba, onde os fios estão ligados. Esta peça deve estar posicionada a 45° relativamente à cuba, de modo a evitar que a faísca seja demasiado curta para acender o queimador.

Por fim, um tempo muito húmido ou chuvoso pode fazer acumular humidade e tornar o sistema de acendimento ineficaz. Para remediar essa situação, acenda o seu grelhador com um fósforo. O calor irá aquecer a sonda e solucionará assim o seu problema.

Caso não consiga acender o seu grelhador com um fósforo, terá provavelmente um problema de entrada de gás. Limpou os queimadores recentemente? É extremamente importante que os orifícios dos queimadores não estejam obstruídos. Se a circulação do gás estiver bloqueada, a ignição irá efectuar-se com dificuldade. Para limpar os queimadores, escove-os com palha-d'aço fina. Esta limpeza deve fazer parte de uma manutenção regular.

Se esta solução nem sempre funcionar correctamente, dirija-se a um ponto de venda que comercialize os nossos produtos ou a um centro autorizado Weber (consulte a secção "Pontos de venda").

Pode-se deixar o grelhador Weber no exterior? Durante o Inverno? E sem cobertura?

Os nossos grelhadores foram concebidos para passar todas as estações do ano no exterior (durante o frio do Inverno e ao calor do Verão). No entanto, aconselhamos a utilização de uma cobertura que irá proteger o seu grelhador da chuva e do pó. Com uma cobertura Weber, afasta qualquer presença de condensação, bolor, etc. Se utilizar um simples toldo, irá de facto presenciar este fenómeno, uma vez que o ar não irá circular.

Dealers

Cookies

Ao continuar a navegação no site sem modificar os seus parâmetros sobre os cookies, consideramos que está a aceitar a utilização dos cookies para melhorar o nosso sitio web, os nossos productos e serviços. Saiba mais aquí.